Teve início, há algumas semanas uma nova época futebolística no que diz respeito ao futebol de formação na Madeira. Regista-se, como grande novidade, o aparecimento do Centro de Formação de Futebol da Madeira (escola AC Milan) e a ligação do Andorinha com a Dragon Force (FC Porto).
Acreditamos que estes factos contribuirão para uma melhoria da competitividade regional desde que a Associação de Futebol se revele à altura.
A verdade é que um campeonato com apenas duas equipas competitivas é um campeonato triste. Onde apenas aconteciam (acontecem nos iniciados e juvenis) dois jogos competitivos, um na Choupana, outro em Santo António...
Se a chegada do CFFM apenas terá resultados, aquele nível, dentro de uns anos, a verdade é que é notável a evidência que o quadro competitivo regional, definido (?) pela AFF carece de algumas mexidas.
Nomeadamente:
Nas escolinhas onde não há quadro nenhum... a menos de um torneio mais ou menos interessante, no início do Verão, em Gaula.
Nos infantis onde o quadro competitivo é, no mínimo, estranho, mantendo metade das equipas intervenientes fora do mesmo...
Nos iniciados e juvenis onde se exige um modelo que evitem jogos com hiper-goleadas desmotivante para todos (dois níveis - divisões) e onde às fases iniciais se sigam disputas equilibradas (vencedores apurados à melhor de 5 ou 7 partidas).
Nos júniores, já pouco haverá a fazer. Os talentos estarão (ou não) apurados...
Entretanto, procura-se e desespera-se por informação institucional na internet. Nada...
Calendários, no mínimo, pede-se.
Gonçalo Nuno Araújo
0 comentários:
Enviar um comentário